sábado, 5 de maio de 2012

Notícias falaciosas: tome cuidado com elas


Às vezes ficamos tão encantados com notícias, que queremos compartilhá-las com todos, mostrar um acontecimento que traz um respaldo interessante para nossa causa, mas não tomamos o cuidado de pesquisar a "fonte". Precisamos verificar a veracidade de todo artigo, estudo, notícia ou postagem que vamos compartilhar, pois se for algo errôneo ou inventado, pode se tornar uma arma para os que são contra nossos ideais. Postar fotos ou acontecimentos muito antigos como se fossem atuais e querer exigir mudança é outra coisa que vem acontecendo com frequência. Devemos buscar conhecimento sobre o assunto, devemos confirmar se aquilo que queremos discutir é algo verídico e atual, pois o que mais existe nas redes sociais hoje em dia são montagens e mentiras falaciosas. Esta foto estava sendo compartilhada no facebook durante essa semana, mostrando dois meninos que supostamente estavam chorando por causa de uma visita a um abatedouro nos EUA. Questionei sobre a fonte da matéria e me passaram um link do site "Newsweak", uma espécie de e-farsas americano. Enfim, a pessoa que compartilhou essa matéria não tomou precaução de verificar a idoneidade do fato e saiu compartilhando, o que se tornou um vírus entre os veg(etari)anos ativistas (os menos céticos pelo menos). Concordo que o texto é encantador e gostaria que fosse verdade, mas inventar um acontecimento pode ser um tiro no pé para os que se dedicam em lutar pelos animais. 

Uma parte do texto:

"Shared by Vegetarianos e Veganos - Amor e Ética

Dezoito estudantes da Mavis Beacon Elementary School, em Ohama, Nebraska, estão em tratamento psicológico depois de uma visita da escola a um matadouro. ( 2010 )

Crianças ficaram em choque após presenciar as atrocidades praticadas contra os animais no matadouro. (Reprodução/newsweak)

As crianças ficaram extremamente horrorizadas ao ver como as vacas são cruelmente assassinadas e torturadas..."



CONSCIÊNCIA.BLOG.BR REITEROU, CONFIRA:

Notícia sobre crianças chorando depois de visita a matadouro é falsa



"Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão." 


0 comentários: